O Relatório Final da Comissão Técnica Independente está fechado e entregue. Agora é tempo de decidir. Por isso, decida-se!

O Relatório Final da Comissão Técnica Independente está fechado e entregue. Agora é tempo de decidir. Por isso, decida-se!

Francisco Calheiros, presidente da CTP no XX Congresso da ADHP, 21 e 22 de março.

Durante o XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, reiterou o compromisso político pré-eleitoral em relação ao aeroporto nacional. Calheiros destacou que os principais candidatos a primeiro-ministro asseguraram, em eventos organizados pela CTP, que a decisão sobre o aeroporto seria prioritária.

Calheiros insistiu para que as autoridades a honrassem as promessas feitas, uma vez que o relatório final da Comissão Técnica Independente está completo e submetido. Expressando preocupação com a estabilidade política do país, ressaltou a importância de uma solução que garanta estabilidade.

Para o presidente da CTP, a estabilidade política é crucial para o desenvolvimento do turismo, que destacou como prioridades a construção do novo aeroporto, a definição do futuro da TAP, investimentos ferroviários, apoio às empresas turísticas e reformas fiscais.

Outra das prioridades identificadas por Francisco Calheiros é a necessidade de estabelecer "um Ministério dedicado ao turismo ou, no mínimo, uma Secretaria de Estado exclusiva para o turismo".

“O futuro da hotelaria e turismo depende de muitas destas decisões políticas, mas requer também uma combinação entre a inovação tecnológica, a resposta às mudanças das preferências dos consumidores, assim como preocupações com a sustentabilidade e segurança”, declara o líder da CTP.

22 Março 2024